Tour bike São Paulo - Centro Velho
- Laleska Leandro
- 28 de jul. de 2016
- 4 min de leitura
E na parada de hoje vamos conhecer o "Centro Velho" da Cidade de São Paulo. Bom galeria, hoje irei falar sobre um tour que eu fiz por São Paulo de bicicleta, para conhecer as partes antigas e históricas que essa Metropoli possui. Fiquei impressionada como amo São Paulo e não conhecia esses lugares? É muito lindo, a arquitetura, a historia de cada monumento, enfim.
Bom agora irei falar de como funciona para vocês que queira conhecer São Paulo com esse jeitinho diferente. Vou deixar lá embaixo o link do site e as rotas que eles fazem, pois tem a Av. Paulista, Faria Lima entre outros, eles também dão a bike para você andar, e os materiais de segurança, como capacete, e etc. Alem de ter achado super interessante esse modo de fazer o tour, gostei muito pelo fato deles pedirem 2kg de alimentos não perecíveis por pessoa, para doar o NABEM (Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes) e ao Missão CENA. Gostei muito de saber sobre isso, afinal com um toque de bondade e amor tudo fica mais lindo. Chega de enrolação e vamos conhecer o "Centro Velho" de Sampa!!

O passeio todo é feito com dois guias, um fica na frente e outro atras. Primeiro fomos conhecer a Faculdade de Direito de São Paulo, como vocês podem ver ela é um monumento histórico, que foi fundada poucos anos após a proclamação da Independência do Brasil foi criada a Academia de Direito de São Paulo, como instituição-chave para o desenvolvimento da Nação. Era pilar fundamental do Império, pois se destinava a formar governantes e administradores públicos capazes de estruturar e conduzir o país recém-emancipado.

Depois fomos para nossa querida e conhecida Catedral da Sé, onde a arquitetura predominante é neogótica, a importância política e histórica da Catedral da Sé pode ser observada em diversos momentos. Mesmo na época da ditadura militar (1964-1984), o arcebispo D. Agnelo Rossi assume sua posição a dá início a uma fase religiosa onde a teologia da libertação, baseada na opção preferencial pelos pobres, contra a pobreza, e pela sua libertação, fato que contrariava os interesses políticos vigentes na época.

Em volta da catedral podemos analisar vários edifícios da arquitetura antiga. E onde se localiza a Catedral foi construída tipo uma 'praça" sendo a volta dela por palmeiras que liga ate a Catedral da Sé, na própria praça tem outro monumento histórico e geográfico o Marco Zero são linhas imaginarias. O prisma hexagonal revestido de mármore representa o centro geográfico da cidade, onde todas as medições de distância situadas nas placas toponímicas da mesma são estabelecidas.
Logo em seguida fomos para Solar da Marquesa de Santos no centro da cidade de São Paulo, é uma grande relíquia do século XVIII, considerado um exemplo de arquitetura urbana da época. Dona Maria Domitila de Castro e Mello, a conhecida marquesa de Santos, entrou para a história do país como amante do imperador Dom Pedro I e para a história de São Paulo, em 1834, ao comprar este grande sobrado aristocrata no coração da cidade.

Logo em frente fomos para o Patteo do Collegio, onde envolta dele toda a
arquitetura constate é daquela época. Gostei desse lugar, é como se fosse um Patteo mesmo, sendo em volta com vários prédios importantes como a Secretaria da Justiça, e o Tribunal de Justiça. Quase no "meio" tem um monumento o Monumento Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo, no alto, uma figura feminina em bronze representa a Cidade de São Paulo coroando seus fundadores. Na mão direita, traz uma tocha, símbolo de amor eterno, na esquerda, um ramo de louros e uma foice, simbolizando a glória e o trabalho. A altura total do monumento é de 25,75m.
Seguimos para conhecer o Edifício Martinelli, foi o primeiro arranha-céu do Brasil e da América Latina. Alem de ser um monumento histórico e lindo, ainda podemos entrar nele e ver a vista lá de cima.
Fomos para a Praça do Patriarca a sua denominação homenageia o "Patriarca

da Independência", começou a ser construída por volta do ano de 1912 com a demolição de antigos casarões localizados. Bom nas fotos vocês podem verificar que existe uma estrutura no final da praça, essa estrutura gera muito polemica, pela foto dela ser muito moderna, e estar em um lugar onde a arquitetura constante é antiga.
O Edifício Matarazzo fica logo em frente, perto do Viaduto do Chá, que ainda tem a vista para o Vale do Anhangabaú.

Bom galerinha foi isso, contei apenas alguns trechos das historias de cada lugar, se não o post ficaria muito grande, mas se caso vocês tiverem interesse de saber mais, o tour todo o pessoal que organiza anda com uma caixinha de som, e vai explicando cada parte dos lugares. Isso vocês também podem ver e ouvir na aba de "videos". Lembrando que há mais fotos na aba "retratos". Como prometido irei deixar algumas coisas sobre o "Bike Tour Sp".
Ate a próxima parada!! :)
Serviço: BIKE TOUR SP
Contatos:
Horários: Aos Domingos, com cinco saídas: 9hr, 10h30, 12hr, 13:30 e as 15hr
Roteiro:
- Com partida e chegada no Shopping Light: R. Cel. Xavier de Toledo, 23.
- Catedral da Sé - Vista Lateral da Catedral - Marco Zero - Praça da Sé - Estátua Padre José de Anchieta - Solar da Marquesa de Santos - Pateo do Collegio - Monumento Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo - Viaduto Boa Vista - Edifício Martinelli - Praça do Patriarca - Edifício Matarazzo - Viaduto do Chá - Vista do Viaduto - Vale do Anhangabaú
Comments